COMO É SER NEGRO NO BRASIL?

Relatos emocionantes expõem o racismo no Brasil.

SINOPSE

Cinco moradores negros da Zona Norte do Rio de Janeiro, de diferentes gerações, denunciam casos de racismo que sofreram ao longo da vida, mostrando como resistiram e se empoderaram.

DIREÇÃO

Nascido e criado no bairro de Piedade, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Lucas Peçanha é produtor, diretor, fotógrafo e roteirista. Além de ser diretor de criação da produtora Oriris Filmes, é repórter cinematográfico na TV Globo. Iniciou sua trajetória acadêmica na Escola de Comunicação da UFRJ, e se formou em Cinema e Audiovisual na UFF, com uma pesquisa sobre produção audiovisual no subúrbio carioca. Possui grande interesse em projetos ligados à periferia, memória, patrimônio e negritude.

FOTOS
CRÉDITOS

Elenco
Beatriz Anastacio Thays Cristine Raphael Damião Janaína Elói Célia Tavares

Produção
Lucas Peçanha
Gyovanna Nascimento

Direção
Lucas Peçanha
Gyovanna Nascimento


FESTIVAIS E MOSTRAS

21º Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba
Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada
15ª Mostra de Cinema UFFilme
1ª Mostra de Curtas na Sala Cultural Leila Diniz

Gyovanna Nascimento é diretora, roteirista modelo fotográfica e cofundadora do projeto "Black Power", um coletivo que realiza ensaios fotográficos com o objetivo de trazer mais empoderamento e autoestima para pessoas pretas. Em 2021, expandiu esse trabalho para o audiovisual, com projetos de documentário e ficção de protagonismo preto e periférico.

Montagem
Lucas Peçanha
Vini Lucena

Correção de cor
Rodrigo Marroig


Legendas
Vitória Bloris

Designer
Vitor Barreto
Vitória Bloris